Escola Estadual Bernardo Monteiro
Localizada na Praça Carlos Marques, no Bairro Calafate, em Belo Horizonte, a escola recebeu este nome em homenagem a um homem modesto, alegre, e amigo dos pobres. Bernardo Monteiro nasceu em Ubá, Minas Gerais, no dia 11 de novembro de 1857. Formou-se em Direito, defendeu a abolição dos escravos e ocupou vários cargos de destaque, entre eles, deputado e senador. Faleceu em 24 de julho de 1924, no Rio de Janeiro.
A história dessa escola começa em junho de 1909, quando passou a funcionar, em uma casinha, com apenas oito professores. O senhor Cândido Coutinho da Fonseca dava aula para os meninos e, Dona Josefina Pinto Coelho dava aula para as meninas.
A escola funcionou normalmente até que, com o aumento do bairro e da população escolar, o então Presidente do Estado, Dr. Júlio Bueno Brandão, resolveu ampliar a escola, aumentando o número de salas e ampliando o funcionamento escolar para dois turnos, criando assim, no dia 05 de janeiro de 1914, o Grupo Escolar Bernardo Monteiro, tendo como a primeira diretora a Dona Maria Rezende Costa.
Em 29 de março de 1972, com a presença do Governador Dr. Rondon Pacheco, foi inaugurado o atual prédio, contando com 24 salas de aula, salas especializadas, gabinete dentário e casa de zelador. Após trinta e sete anos, e devido às péssimas condições de sua estrutura física (parte elétrica, hidráulica, telhando ocasionando infiltrações, risco de incêndio, choques elétricos, portas e vidros quebrados, etc.), a escola, depois de muita insistência, recebeu recurso do Governo Estadual de Aécio Neves para reforma parcial do prédio, que foi concluída no início de 2009.
Atualmente, como a grande maioria das escolas públicas brasileiras, construídas e reestruturadas no século passado para atenderem o regime político que buscava uma educação tecnicista, a escola necessita passar por uma nova estruturação que atenda as perspectivas e propostas de uma educação básica: universalidade e dinamismo cultural; uma nova escola que acolha os apreços da comunidade, pois o espaço físico, já com uma estrutura não favorável para o ambiente de ensino, dentre outras necessidades, não conta quadras esportivas adequadas e com acesso apropriado para deficientes físicos.