quarta-feira, 16 de março de 2011

Edgar Morin (1921) e o ‘Pensar Transversal’

A Profa Leiva Leal, em palestra para os bolsistas do PIBID da PUCMinas,
dos cursos de Filosofia, Biologia, Matemática, Física e Letras, enfatizou a
importância do pensamento de Edgar Morin para a compreensão dos
procedimentos teóricos e metodológicos dos CBCs.
Aqui segue relação de obras desse pensador cujas ideias são
imprescindíveis!!!

PIBID- FILOSOFIA

Edgar Morin (1921)  e  o ‘Pensar Transversal’

1.Trajetória bibliográfica*

1946: O Ano Zero da Alemanha – “obra sociológica, de cunho jornalístico, que procurou retratar as verdades vividas e observadas durante o período de guerra na Alemanha... procurou apontar, através de análise marxista, as possibilidades e deficiências de um país desfigurado, esforçando-se por reintegrar a Alemanha na história, na sociologia e na humanidade”

1948-1950: O Homem e a Morte  “apresenta a morte como fenômeno humano total....procurou mostrar que frente à morte é que melhor o homem consegue expressar o que há de mais importante na vida”

1951-1956: O cinema ao homem Imaginário -  “apresenta a antropologia do cinema e complexa relação entre o imaginário e o real”

1957: As estrelas (As estrelas: mito e sedução no cinema) – retorna aos estudos sociológicos e discute mitos da modernidade

1959: Autocrítica – ensaio de antropologia política em que destaca seu envolvimento na II Guerra Mundial (“obra autobiográfica, que mostra a busca permanente de reconciliação do ser humano com o mundo”).

1962:  O Espírito do Tempo (Cultura de Massas no século XX: Neurose): problematização da cultura de massa em diversos aspectos.

1965: Introdução a uma Política do Homem: retorna às suas reflexões políticas; apresenta os múltiplos aspectos do homem, como ser complexo que é. “Propõe uma política de desenvolvimento global do homem, buscando na ciência as saídas para as crises que se alojam nas sociedades, gradativa ou impetuosamente”

1968: Maio de 68: A brecha -  escrita em parceria com C. Castoriadis e Claude Lefort

Em 1973 torna-se co-diretor do centro de Estudos Transdisciplinares (Sociologia, Antropologia e Política) da Ecole dês Hautes Etudes em Sciences Socialles, em Paris.

1973: O paradigma perdido: a natureza humana – essa obra foi o ponto-de-partida para a construção do ‘Método’ que concentra o aspecto central de seu pensamento complexo.

1977: é publicado o primeiro volume (O Método I: A natureza do homem) de sua obra mais importante Lê Méthode, que daria origem a uma coleção com quatro volumes. Nesse primeiro volume “procurou articular a ciência do homem à ciência da natureza, através da relação ordem-desordem-organização, partindo da reflexão crítica da cibernética e da teoria dos sistemas, chegando à complexidade da natureza e á natureza da complexidade”

1980: O Método 2: a Vida da Vida – “fala da ecologia, da autonomia das espécies, da auto-organização dos seres vivos, e da complexidade da vida no que tange os atos de nascer e de morrer, como também interroga a existência solidária e solitária dos seres”

1986: O Método 3: O Conhecimento do  Conhecimento – “procura refletir sobre os limites e as possibilidades do conhecimento, apontando as disjunções existentes nas ciências físicas, humanas e biológicas no sentido de reconciliá-las, para a compreensão do todo”. É uma antropologia do conhecimento.

1984: O Método 4: As idéias – publicado em 1991, continuação de O Método 3.

ü  “á publicação de ‘O Método’, Morin intercalou com outros estudos[...] na mesma linha de investigação, sob o prisma da complexidade do pensamento que sempre norteou suas atividades intelectuais e acadêmicas”.

1982: Ciência com Consciência - faz uma crítica à ciência, indicando sua responsabilidade e seu papel na sociedade

1984: Sociologia – análise sociológica do microssocial ao macroplanetário

1987: Pensar a Europa – ‘pensa’ a Europa como unidade complexa

1990: Introdução ao Pensamento Complexo

1993: Terra-Pátria: Morin propõe “a reformulação do pensamento para a compreensão da crise planetária...[..] fala da era planetária em que vivemos e a sua agonia, do cartão de identidade terrena, dos objetivos terrestres e da responsabilidade do ser humano na transformação da Terra-Pátria, que deve iniciar-se pela transformação do pensamento”

1993: A decadência do futuro e a construção do presente – publicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (com artigos de Jean Baudrillard e Michel Maffesoli)

1994:  Meus demônios – obra autobiográfica

2001:  Os sete saberes necessários à educação do futuro:  texto elaborado como ponto de partida para se repensar a educação, solicitado pela  Unesco.

2001: Amor,Poesia,Sabedoria: interrogação acerca de três evidências (o amor, a sabedoria, a poesia) que, interligadas, fazem o destino antropológico do homo sapiens-demens

2001: A cabeça bem feita – “este livro é dirigido a todos, mas poderia ajudar particularmente professores e alunos. Gostaria de que estes últimos, se tiverem acesso a este livro, e se o ensino os entendia, desanima, deprime ou aborrece, pudessem utilizar meus capítulos para assumir sua própria educação”.

2010: Meu caminho: enrevistas com Djénane Kareh  Tager.


2. Leituras e Vídeo sugeridos
ARAÚJO, Ulisses F. Temas Transversais e a Estratégia de Projetos. São Paulo: Moderna: 2003 (Cotidiano Escolar)

EDGAR Morin. São Paulo: Paulus,  2005. 1 fita VHS (53 min.), son., legendado.

MORIN, Edgar;Wulf, Christoph. Planeta. A aventura desconhecida. São Paulo:Unesp,2003

PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin. A educação e a complexidade do ser e do saber. 6.ed.Petrópolis: Vozes, 2001.

PETRAGLIA, Izabel Cristina. Interdisciplinaridade: O cultivo do professor. São Paulo: Pioneira/Edusf, 1993.



sílvia contaldo


* até 2010, extraída de PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: a Educação e a Complexidade do Ser e do Saber. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

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